População aprova serviços prestados nas UBS
Oitenta por cento da população aprovam os serviços prestados pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Este é o resultado da avaliação feita pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), apresentada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o VI Seminário Internacional de Atenção Básica “Universalização com Qualidade”, no Rio de Janeiro, evento realizado pelo Ministério da Saúde, no final de semana. “A atenção básica é a voz mobilizadora para o Brasil construir uma política definitiva, enquanto estado”, declarou Padilha.
Realizada entre os dias 7 de maio a 24 de julho, o levantamento ouviu a opinião de 24.306 brasileiros in loco, ou seja, dentro das unidades de saúde. A amostra indica, inclusive, a credibilidade/confiança dos usuários aos utilizar os serviços: 84,6% dos entrevistados indicaram que recomendariam a UBS para um amigo ou familiar.
O PMAQ foi criado ano passado com objetivo de ampliar o acesso e melhorar o atendimento na Atenção Básica, garantindo aos serviços um padrão nacional de qualidade. O objetivo do programa, que integra a política “Saúde Mais Perto de Você”, é elevar os recursos para as UBS que cumprem metas na qualificação do trabalho das equipes de saúde para incentivar um atendimento de maior qualidade.
Em todos os estados do país e no Distrito Federal, 6.345 equipes de Atenção Básica que aderiram ao PMAQ – entre gestores, médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem, além de agentes comunitários de saúde – foram avaliadas por usuários por meio de um questionário. As equipes também se autoavaliaram. Os quesitos de avaliação incluíram condições de funcionamento da unidade (equipamentos, materiais e medicamentos), atendimento pré-natal, acompanhamento de doentes crônicos, tempo de espera por consulta e adequada atenção à saúde do idoso, entre outros.
As equipes de Atenção Básica que forem mais bem avaliadas terão aporte adicional de recursos de até 100%. Em todo o país existem hoje 42.324 UBS.
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